O que a cor do seu carro diz sobre você?

Será que a cor que você escolheu diz muito sobre a sua personalidade?

Com o passar do tempo, tendências de opções e combinações de cores se renovam, inclusive no setor automotivo. E o que as cores dizem sobre os motoristas?

O mercado de luxo por exemplo com cores escuras está muita relacionadas com pessoas que gostam de status, viagens e estilo de vida aliada a conforto e êxito no trabalho, claro que evidentemente, a marca também é importante e, atualmente, existem até clubes de determinados modelos de carro. Tudo com o intuito de fazer um network com esse grupo.

Até poucas décadas atrás, o branco era uma cor pouco aceita para a aquisição de veículos particulares. Até a revenda desses veículos enfrentava dificuldade. Atualmente, está entre as mais vendidas, ao lado dos carros de cor prata e os de cores sóbrias, como azul escuro.

A cor resulta ainda em outros efeitos e influencia até mesmo na temperatura interna do veículo. Assim como ocorre com as roupas, cores brancas ou claras, como gelo e bege, entre outras, têm maior capacidade de refletir a luz, retendo menos calor. Enquanto cores pretas ou escuras retém mais calor.

A chefe do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Maria Akutsu, em suas pesquisas afirmar que um veículo branco é capaz de absorver menos de 20% de radiação solar, enquanto que um carro preto é capaz de absorver até 95% de radiação.

Em 2021, o estudo mais uma vez trouxe resultados interessantes e mostrou que o branco liderou com folga a lista de tonalidades mais procuradas. Na prática, foi a cor usada em aproximadamente 35% de todos os veículos fabricados no mundo.

Na sequência, o preto foi a cor escolhida em 19% dos veículos, seguido pelo cinza também com 19% (crescimento considerável sobre os 15% do ano anterior).

As montadoras também estão atentas às mudanças de gosto do mercado. Começando pela marca líder de vendas, a Fiat oferece a cor “Preto Vulcano” gratuitamente na maioria de seus carros. Argo, Cronos, Mobi, Pulse e Strada fazem parte desse grupo. Agora, se o comprador quiser qualquer outra tonalidade, a paleta de cores da Fiat tem até nove diferentes opções disponíveis, dependendo do veículo.

É apenas um dos exemplos sobre as adequações do mercado e quando o comprador requer customização e opta por uma mudança na cor que supere os 50% devem ser notificadas ao DETRAN e os documentos do veículo devem ser atualizados. O mesmo acontece com o envelopamento com cores holográficas e “furta-cor”, que exige cuidados especiais e alteração no documento do veículo.

Seja qual a cor do seu carro preferido, o importante é realizar o seu sonho de trocar de carro e poder ter a tranquilidade de viajar para onde seus projetos te levam.

Tags:

Leia também