Frio e chuva devem chegar a Sorocaba neste final de semana; INMET alerta para declínio de temperatura

As temperaturas devem cair em Sorocaba neste final de semana; Confira abaixo a previsão do tempo.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para declínio de temperatura em diversas regiões do sul e do sudeste do Brasil, incluindo Sorocaba, onde deve esfriar e chover nesta sexta-feira (31) e sábado (01).

Nesta sexta-feira (31) a previsão é de chuva em determinados momentos e locais isolados em Sorocaba, com a máxima chegando aos 24°C e com mínimas de 18°C. Já neste sábado dia 1 de abril, a máxima não passará dos 23°C e as mínimas estão previstas nas casa dos 19°C. Confira abaixo:

Reprodução/INMET

A chegada de uma nova frente fria nesta semana vai derrubar as temperaturas em diversas regiões e recordes de frio podem ser registrados em algumas das capitais brasileiras. A mudança no tempo começa amanhã, com a formação de áreas de instabilidades no Sul. Na quinta-feira (31), a massa de ar avança para o Sudeste, provocando chuvas no estado de São Paulo.

Com a passagem da frente fria, Porto Alegre e Curitiba podem registrar mínimas de 11ºC amanhã e na sexta-feira (1º), um valor abaixo do recorde registrado esse ano pelo InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) no dia 17 de fevereiro. Nesta data, a capital paranaense registrou 12,9 ºC. Porto Alegre registrou a segunda menor temperatura do ano, com 14,9ºC, no dia 20 de março, seguido por São Paulo com 15,7°C, no dia 21 de março.

Além disso, Florianópolis deve sentir mínimas de 15ºC amanhã e sexta-feira (1º) e São Paulo pode chegar aos 16ºC entre sexta (1º) e domingo (3). A mínima prevista para hoje na capital paulista é de 20ºC, e na capital catarinense, é de 19ºC.

Campo Grande e Cuiabá também poderão sentir o impacto do avanço da frente fria, já que ela é continental e deve avançar pelo norte da Argentina, o sul da Bolívia e pelo Paraguai. Assim, a temperatura mínima nas capitais podem chegar a 16ºC na sexta-feira (1º) e 18ºC no sábado (2), respectivamente.

A passagem da massa de ar fria também pode provocar uma friagem pouco comum em Rio Branco e Porto Velho, no Norte do país. A temperatura mínima para a capital acreana é de 16ºC e para a rondoniana é de 19ºC, ambas no sábado (2). No entanto, as máximas se mantém acima dos 30ºC para as cidades durante a semana.

Leia também