Uso de máscaras ao ar livre deixa de ser obrigatório no Estado de São Paulo

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (09) pelo governador do estado de SP João Dória

O uso de máscaras ao ar livre não é mais obrigatório no estado de São Paulo. A medida, válida a partir desta quarta (9), foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB). O uso da proteção contínua sendo obrigatório em ambientes fechados, como no transporte público e dentro das escolas.

O novo decreto foi publicado no início da tarde em edição extra do Diário Oficial. Outra medida anunciada hoje é a liberação de 100% do público nos estádios de futebol.

A decisão de retirar a obrigatoriedade do uso de máscara é baseada na melhora de alguns dos indicadores da pandemia de covid-19, como queda nas internações e diminuição das taxas de ocupação de leitos de UTI.

Uso era obrigatório desde maio de 2020
Em 4 de maio de 2020 teve início a obrigatoriedade do uso de máscara facial contra o coronavírus no transporte público na Grande São Paulo. Na mesma semana, em 7 de maio, o acessório tornou-se obrigatório em todo Estado e passou a fazer parte da rotina de todos os paulistas.

Na Europa alguns países já flexibilizaram. No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro passou a não mais exigir as máscaras em espaços fechados na terça-feira (8). Desde outubro o uso já era facultativo em espaços abertos.

Os Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro liberaram as pessoas de não usarem o protetor facial em ambientes abertos, assim como o Distrito Federal. Em dois Estados – Rio Grande do Sul e Santa Catarina – crianças estão liberadas do uso inclusive nas escolas.

As medidas dividem os especialistas e muitos apontam que esse movimento de flexibilizar o uso de máscaras é precoce, pois o Brasil ainda tem números elevados de contaminados e mortos todos os dias e, apesar do momento de desaceleração da pandemia no País, ainda não se sabe como será o impacto das aglomerações do carnaval nos dados da covid-19.

Leia também