Quem for pego desperdiçando água em Sorocaba pagará multa e valor pode ultrapassar os 3 mil reais

O rodízio de água deve começar no dia 17 de janeiro e a multa para quem for pego desperdiçando água pode ultrapassar os 3 mil reais

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee), definiu um Plano de Racionamento no abastecimento público de água, por meio do sistema de rodízio, que será implantado de forma intercalada em toda a cidade, a partir do dia 17 de janeiro, causando o menor transtorno possível a cada morador, ao mesmo tempo em que fazendo frente à crise hídrica. Veja abaixo o calendário de rodízio de água nos bairros de Sorocaba:

O Decreto Municipal nº 26.839/2022, que estabelece a medida e terá vigência inicial de 30 dias, foi assinado pelo prefeito Rodrigo Manga nesta quarta-feira (12), durante ato no Paço Municipal. Quem for pego em flagrante desperdiçando água deverá pagar multa. Confira as imagens abaixo.

O plano recebeu aprovação, tanto da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), quanto também foi deliberado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que recomendou a necessidade de iniciativas de contingenciamento do consumo de água, como meio de minimizar os impactos da crise hídrica em 2022 e garantir a recomposição do nível dos reservatórios que atendem a Sorocaba e região, em especial da represa de Itupararanga.

O ato contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga; do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; do prefeito de Ibíuna, Paulo Kenki Sasaki; do secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Carlos Alberto Leite; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Mairinque, Waldemar de Camargo, do vereador João Donizeti (líder de Governo) e de secretários municipais de Sorocaba.

Leia também